quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Doce de CUPUAÇU

Este doce foi a minha querida e fofinha cunhada que me ofereceu, veio do Ceará, Brasil ..... país maravilhoso. Ainda não o provei, pois acabei de o receber.
Para saber mais cliar aqui >>.


terça-feira, 30 de outubro de 2007

Arroz de peixe e marisco

Ingredientes:
1 Posta de peixe
Amêijoas
Mexilhões
Camarão descascado (foi previamente cozido p/aproveitar o caldo para o arroz)
Sal, pimenta e 1 folha de louro
Cebola e alho picadinho
Salsa
Azeite
Água
1 caldo knorr de marisco (comecei a pôr e acho que fica muito bem)
2 Tomates picadinhos ou em calda
Arroz
Coentros

Primeiro coze-se a posta de peixe e o camarão com um pouco de sal, deixa-se arrefecer e tiram-se todas as espinhas e descascam-se os camarões, guarda-se a água para fazer o arroz.
Coloca-se azeite numa panela (eu gosto de fazer numa de barro), pôe-se a cebola e o alho picadinho, deixa-se alourar um pouco, junta-se a folha de louro, a salsa picadinha, o tomate e deixa-se apurar um pouco. Depois junta-se o caldo onde cozeu o peixe e o camarão, se for necessário junta-se mais água, e o caldo knorr , depois junta-se o arroz, eu costumo pôr 3 ½ chávenas para 1 de arroz, pois gosto dele malandrinho, junto as amêijoas e os mexilhões, e quando está quase cozido junto o peixe e o camarão, os coentros picadinhos, apaga-se e deixa-se ficar tapado cerca de 5 minutos para abrir o arroz.

Ensopado de Cabrito

Ingredientes:
1 kg de cabrito
1 Cebola grande picadinha
2 Alhos picadinhos
Louro, Sal e pimenta
Vinho branco (1 copo grande)
Salsa
2 cravinhos
1 ou 2 tomates picadinhos
Azeite q.b.
Coentros para enfeitar e aromatizar no fim (também fica muito bom com hortelã)

Para acompanhar:
Batata cozida com pele
Pão alentejano para lhe fazer a cama

Temperar o cabrito (de preferência com algumas horas de antecedência), com sal, louro pimenta, alho picadinho, salsa picadinha e o vinho branco.
Colocar num tacho (eu costumo fazer numa panela de ferro com tampa de vidro), que fica muito bom, o azeite e a cebola até fritar um pouco, seguidamente junta-se a marinada e por fim o tomate. Depois de começar a ferver põe-se o lume no mínimo e deixa-se cozinhar lentamente.
Quando estiver cozinhado serve-se sobre a cama de pão alentejano que foi previamente torrado, e acompanha-se com batata cozida de preferência com pele. Enfeita-se com coentros ou hortelã.



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sopa de Cação

2 Postas de cação
Alho picadinho e 1 folha de louro
Coentros
Azeite q.b.
Pão alentejano
Um pouco de farinha (eu usei farinha maizena para molhos para não fazer grumos)
Água e sal
1 colher de sopa de vinagre

Poê-se azeite num tacho com os alhos os coentros picadinhos e a folha de louro e vai a fritar até alourar um pouco. Junta-se a água, a farinha maizena o vinagre e o peixe, deixa-se ferver até o peixe estar cozido. Depois poê-se numa recipiente o pão alentejano cortado aos bocados e por cima o caldo. e voilá ……

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Doce de abóbora

Abóbora cerca de 1 kg (Depois de cozida e escorrida)
Açucar cerca de 800 g
2 paus de canela
Sumo de 1/2 limão

Corta-se a abóbora aos bocadinhos e vai a cozer muito bem. Depois de cozida, escorre-se bem, pesa-se e junta-se o açucar, os paus de canela e o sumo de limão, vai ao lume até apurar. Pode juntar no fim algumas nozes, que fica lindamente. É muito bom para acompanhar com requeijão.



E que tal com requeijão e nozes ah.......


Maças assadas



4 Maças
açucar
1 pau de canela
1 cálice de vinho do porto
pinhões, passas de uva e nozes

Faz-se um furo nas maçãs para retirar o caroço, enche-se o buraco com açucar, poê-se o vinho do porto, as nozes, os pinhões e as passas, também costumo pôr um bocadinho de água, para fazer mais molho. Depois vai ao forno, costumo pôr primeiro a 200º até elas começarem a abrir, depois passo para 180º e deixo assar até ficarem bem assadinhas e a desfazere-se um pouco.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Pernocas de coelho no forno

4 pernas de coelho
Sal, pimenta, louro
Vinho branco
Alho
Tomilho e salsa
Azeite
Tempera-se o coelho de preferência com algumas horas de antecedência com o sal, alho picadinho, louro, um copo de vinho branco o tomilho e a salsa. Na hora de ir para o forno deita-se o azeite e vai ao forno (eu pus a 200º em forno ventilado, cerca de 1h). Acompanhei com arroz árabe (ver a receita do lombo de porco).

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Bife de Espadarte com alho e coentros

Ingredientes:
Bifes de espadarte
Azeite
Alho
Sal e pimenta
Louro
Sumo de limão
Coentros

Temperam-se os bifes de espadarte com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão, deixa-se a marinar de preferência 1 h ou mais.
Fritam-se os bifes em azeite, deita-se a marinada e no fim picam-se ao coentros e põe-se por cima, pode acompanhar com legumes cozidos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Sorrentinos ao azeite e alho

Pasta fresca artesanal, agora ando numa de massas frescas. Nunca liguei muito a massas, mas desde que comecei a provar massas frescas, comecei a ficar fã, e estas da Pasta do Dia são espectaculares (passo a publicidade) são um pouco caras, mas de vez em quando abrem-se os cordões à bolsa e compram-se. Esta foi de "Sorrentinos de Pato com castanhas", comprei numa loja "Gourmet", mas também vendem no Jumbo, para meu espanto ainda são mais caras.

Coze-se a massa conforme as instruções, pôe-se um pouco de azeite numa frigideira e um alho picadinho a fritar (é a maneira mais simples, mas para mim a melhor), quando estiver louro, juntam-se os Sorrentinos escorridos com cuidado para não se desmancharem, acompam-se com uma boa salada.

Estes são os famosos "Sorrentinos"

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tarte de queijo e fiambre

Ingredientes
1 Embalagem de massa folha daquela congelada (foi das melhores coisas que inventaram)
Fiambre aos cubinhos
Queijo flamengo aos cubinhos
1 latinha de cogumelos laminados
1 pacote de natas
1 pacote de molho bechamel
4 ovos
salsa picadinha um pouco
queijo ralado (daquele aos fios)

Forra-se uma tarteira com a massa folhada, batem-se os ovos, juntam-se as natas e o molho bechamel, de seguida o fiambre o queijo flamengo os cogumelos e a salsinha, por cima poê-se uma camada de queijo aos fios. Vai ao forno cerca de 40 minutos a 200º.

Pampo no forno com batatinha assada

Ingredientes
1 boa posta de pampo
Batata aos quadrados
Cebola
Alho
Sal e pimenta
Azeite
Vinho branco (1 copo)
Salsa e coentros
Tomate cortado aos gomos
Pimento vermelho e verde

Dispoê-se tudo num tabuleiro e vai ao forno (cerca de 1h a 190º)

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

As minhas floreiras


As minhas lindas ..........floreiras...

Picanha com macaxeira frita

Ontem resolvi fazer uma picanha com macaxeira frita ou seja com mandioca que talvez seja o nome mais conhecido. Adoro a macaxeira frita, experimentei quando estive no Brasil e adoro, gosto muito mais do que batata frita.

Não foi uma picanha com todos os requintes, foi só com alguns, pois costumo fazê-la acompanhada de feijão preto com farofa, saladinha picadinha de tomate com pepino e orégãos e a dita macaxeira, mas foi sem feijão que é mais leve.

Primeiro coza a macaxeira cerca de 10 minutos.
Depois ponha a escorrer
E a seguir frite e tempere de preferência com flor de sal



Grelhe a picanha e uma salsichinha, eu costumo grelhar num grelhador eléctrico, mas ontem foi para ser mais rápido e até nem ficou mal, resolvi grelhar no fogão numa frigideira antiaderente.


Acompanhei com uma pequena salada de tomate.

Ah.... já agora para quem não sabe o que é macaxeira ou mandioca aqui vai.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Peixe espada no forno com banana


Temperam-se as postas de peixe espada com sal, pimenta, alho picadinho, limão, salsinha, coentros picadinhos e azeite, por cima poê-se uma banana cortada ao meio, vai ao forno a 190º cerca de 40 minuos. Pode acompanhar com legumes cozidos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Lombo de porco assado com arroz árabe

Ingredientes:
1 Lombo de porco +- 1 kg
Sal, pimenta, alho e louro
vinho branco q.b.
azeite

Tempera-se o lombo com todos os ingredientes e deixa-se a marinar durante um bocado, de preferências 2 ou 3 horas. Vai ao forno a 200º cerca de 50 a 60 min.

Arroz árabe:
Arroz
pinhão
sultanas
cebola, alho,louro e azeite

Frita-se a cebola e o alho, junta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco, depois juntam-se os pinhões e as passas e o dobro da água, que deverá estar a ferver. Se quiser que fique mais soltinho ponha no forno uns minutos, enquanto acaba de assar o lombo.

Acompanhe com uma boa salada.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Salmão grelhado com massa fresca e molho pesto


Ingredientes
Lombinhos de salmão
Massa fresca
Molho pesto

Temperam-se com sal e grelham-se os lombinhos de salmão, depois salpicam-se com um pouco de sumo de limão, coze-se a massa fresca e envolve-se com molho pesto (neste caso foi de compra). E já está um jantar super simples e delicioso. Só descobri a massa fresca com pesto à pouco tempo …. Mas digo-vos já sou fã ….é muito bom.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Bacalhau com maionese e puré de batata

Aqui vai mais uma receita muito saborosa.

Ingredientes:
Puré de batata (este é daquele congelado e que não é nada mau)
Bacalhau
Cebola
Azeite q. b. e louro
Maionese


Primeiro faz-se o puré, depois coze-se o bacalhau e desfia-se, tirando as espinhas (não há coisa pior que encontrar espinhas no prato). Numa caçarola poê-se o azeite e frita-se a cebola juntamente com o louro às rodelas até ficar transparente.
Poê-se o puré de batata num pirex e no meio o bacalhau às lascas, por cima a cebola e por fim a maionese, depois vai ao forno a gratinar. É muito rápido de fazer e muito saboroso.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Carne de porco com migas de batata


Já há muito tempo que me andava a apetecer experimentar fazer umas miguinhas de batata com carne de porco, já comi algumas vezes no Alentejo, mas nunca tinha feito, e então resolvi improvisar ….. aqui vai a minha experiência , e digo-vos ficou uma maravilha.


Ingredientes:
Lombinho de porco
Entrecosto
Chouriço
Batata, azeite, alho e louro
(Se a carne for de porco preto melhor ainda)

Comecei por cozer muito bem as batatas, depois desfazê-las com um garfo, até ficarem em puré.
Numa frigideira, coloquei um pouco de azeite e fritei a carne de porco e o chouriço, no fim juntei os alhos para não queimarem.
Depois retirei um pouco do azeite onde fritei a carne (que fica com aquele saborzinho) e juntei ao puré de batata até obter a consistência desejada, voltei a pôr na frigideira para tostar ligeiramente.