quinta-feira, 29 de Novembro de 2007

Finalmente as Férias.......

Vou até outras paragens mais quentinhas, pois aqui está ficando muito frio.
Voltarei dia18 de Dezembro
Até lá........

sexta-feira, 23 de Novembro de 2007

Uma espécie de sopa da pedra

Ingredientes
Entrecosto
Entremeada
Chouriço
Bacon
Farinheira
Batatas
Batata doce
Cenouras
Cebola
1 latinha de feijão
Um pouco de couve partidinha
Alho
Salsa
Coentros
Azeite q.b.

Põe-se uma panelinha ao lume com água, junta-se o entrecosto, o chouriço, o bacon, a entremeada e a farinheira, que se retira logo que esteja cozida, pois coze bastante depressa. Junta-se um fio de azeite, cebola picadinha, alho picadinho e salsa. Deixa-se cozer até o entrecosto estar bem cozido. Retira-se e reserva-se. Juntam-se as batatas, a cenoura partidinha aos bocadinhos pequenos, junta-se a couve e deixa-se cozer bem. No fim junta-se o feijão cozido, as carnes e o chouriço partidinhas aos bocados e juntam-se coentros picadinhos. É uma sopa que por si só é uma refeição de sustento.

quarta-feira, 21 de Novembro de 2007

Salsichas com couve lombarda

Ingredientes
(4 pessoas)
8 salsichas frescas
1 couve lombarda
1 cenoura
8 fatias de bacon
Azeite q.b.
1 dente de alho
1 cebola
4 colheres de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
1.5 dl de água
Sal e pimenta q.b.
Palitos
Arroz

Primeiro escaldam-se as folhas da couve em água e sal durante 10 minutos. Depois de arrefecer tiram-se as 4 folhas maiores inteiras e espalmam-se com a mão. Sobre cada uma delas coloque uma ou duas das folhas mais pequenas e sobre cada conjunto de folhas coloque 1 salsicha (eu cortei-as as meio pois eram muito compridas). Embrulhe a salsicha nas couves, enrole uma fatia de bacon e prenda com um palito. Num tacho largo deite o azeite, o dente de alho e a cebola picada. Regue com o vinho branco misturado com a polpa de tomate e a água. Deixe estufar em lume moderado, durante cerca de 1 hora. Pode servir com arroz de cenoura.

terça-feira, 20 de Novembro de 2007

Tarte de Maçã Golden

Esta deliciosa tarte de maçã foi inspirada no blog O Cantinho da Nanda que tem sempre umas receitas deliciosas. Esta tarte é muito simples e surpreendentemente deliciosa. Experimentem que não se vão arrepender. Parabéns Nanda. As minhas fotos é que não representam bem, pois são tiradas com telemóvel.
As maças são golden e foi servida morna acompanhada de gelado, foi de comer e chorar por mais.

INGREDIENTES:
- açúcar amarelo q.b.
- pitada de canela
- 100 g. de manteiga
- massa folhada de compra

Descascar as maças e cortar aos cubinhos. Levar a manteiga ao lume numa panelinha e adicionar o açúcar a gosto. Aguardar uns segundinhos até que fique derretido. Acrescentar as maças. Ir mexendo para que fiquem macias e lourinhas mas sem se desfaçam. Polvilhar de canela. Entretanto colocar a massa folhada numa tarteira e picar o fundo com um garfo. Deitar as maças prontas em cima da massa folhada e levar ao forno até que a massa folhada fique lourinha e fofa. Servir de preferência morno.

segunda-feira, 19 de Novembro de 2007

Fofos de Mousse de chocolate

Ingredientes
Para 4 pessoas
150 g de chocolate culinário
50 g de Vaqueiro
3 colheres de sopa de uísque
50 g de açúcar
5 gemas

Preparação
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.Parta o chocolate em quadradinhos e leve a derreter com a Vaqueiro e o uísque no microondas ou em banho-maria. Entretanto bata o açúcar com as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e misture bem. Distribua o preparado por formas individuais que possam ir ao forno muito bem untadas.Leve ao forno entre 8 a 10 minutos.
Sugestão
Sirva enquanto quente ou morno e se gostar polvilhe com cacau ou açúcar em pó. Acompanhe com uma bola de gelado.

Esta receita foi tirada do Site da Vaqueiro que tem receitas espectaculares.

Peixe ao Sal com papelotes de legumes

Para o peixe ao sal
1 Robalo de Mar com 1,5 kg
3 kg de sal
4 claras batidas em castelo
Coentros ou outras ervas (facultativo)

Papelotes com legumes
1 ou 2 corguetes
1 beringela
1 cebola grande
2 alhos
2 ou 3 tomates
1 cenoura às tirinhas fininhas
Coentros e salsa picadinhos
Sal, e pimenta q.b.
Azeite q. b.

Peguei num robalo de mar (este já tinha sido congelado, pois quando o comprei apesar de muito fresco não houve oportunidade de o fazer) mas se não for congelado é melhor, bem fresquinho de preferência. Quando se compra diz-se que é para fazer ao sal, pois não se podem tirar as escamas, e a barriga tem que ser o mínimo aberta, tirando contudo todas as vísceras, mas as peixeiras sabem arranjá-lo bem. Eu coloquei uns ramos de coentros dentro da barriguinha para o aromatizar um pouco.
Depois das claras bem batidas em castelo, juntam-se os 3 pacotes de sal, faz-se uma pasta com as mãos. Coloca-se cerca de 1/3 para fazer a cama onde o exemplar se vai deitar, depois vai-se cobrindo com o restante sal, até estar completamente coberto de sal. Vai ao forno tradicional a 220º cerca de 45 minutos (não convém estar mais tempo para não secar). Quando o sal começar a ficar tostadinho é sinal que já está.
Depois pegue num martelo e com cuidado dê umas pancadas para partir o sal, pois fica muito duro. Com cuidado tire a pele que sai toda inteira, e por baixo tem uns belos nacos suculentos. A vantagem do peixe ao sal, é que conserva todos os sucos, para quem gosta muito de peixe este fica espectacular.
Aproveitando o forno, resolvi fazer uns papelotes com legumes, que também pus no tabuleiro.
Corte os corguetes, a beringela, a cebola, os alhos, os tomates, a cenoura tudo às rodelinhas fininhas, junte a salsa e os coentros, tempere com sal e pimenta, e junte o azeite. Faça uns papelotes com papel de alumínio, distribua os legumes, feche bem os papelotes para não sair o sumo e ponha no tabuleiro, junto com o peixe.

Ó pra ele todo tostadinho....., tenho pena de não ter tirado umas fotos mais representativas, mas as fotos foram tiradas com um telemóvel.

sexta-feira, 16 de Novembro de 2007

Marmelo com nozes e vinho do porto

Ingredientes
Marmelos
Açúcar a gosto
2 paus de canela
Passas de uva
1 cálice de vinho do porto
1 casquinha de limão
Nozes a gosto

Descascam-se os marmelos e partem-se aos bocados, põem-se num tacho, cobertos com água e açucar a gosto, junta-se o pau de canela, a casquinha de limão, e deixa-se cozer. Depois de cozidos, retiram-se com uma escumadeira para uma travessa. E, na água que ficou no tacho juntam-se as passas que entretanto ficaram de molho no vinho do porto. Vai novamente ao lume a apurar um pouco, depois despeja-se por cima dos marmelos e voilá…….


quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

Tirinhas de perú com ameixas e iogurte


Bifinhos de perú partidos às tirinhas
1 alho picadinho
50 g de margarina
10 ameixas secas
1 iogurte natural
1 copo de água
1 colher de farinha maizena
Cogumelos às tirinhas
Sal, pimenta q.b.
Puré de batata ou arroz branco para acompanhar

Coloca-se a margarina num tachinho com o alho picadinho, juntam-se as tirinhas de perú e deixa-se ganhar cor, tempera-se com sal e pimenta. Juntam-se as ameixas partidas aos bocados sem caroço, os cogumelos partidinhos, depois o iogurte, a água e a farinha maizena para engrossarum pouco. Deixa-se apurar e serve-se com puré de batata ou arroz branco.

terça-feira, 13 de Novembro de 2007

Arroz de espinafres com amêijoas

Ingredientes
1 Cebola picadinha
1 alho picadinho
1 colher de manteiga
Espinafres (neste caso foram congelados)
Água
Arroz
Amêijoas com casca

Coloca-se a cebola e o alho com manteiga num tachinho, deixa-se fritar um pouco, junta-se a água (3 vezes o arroz, para ficar um pouco malandro), juntam-se os espinafres e as amêijoas. Quando começar a ferver junta-se o arroz e deixa-se cozer 10 a 15 minutos.Fica muito bom, com aquele saborzinho das amêijoas. Depois acompanhei com uns panados de pescada.

segunda-feira, 12 de Novembro de 2007

Bacalhau assado no forno

Ingredientes
2 Postas de bacalhau
Leite
Batatas q. b.
Pimento vermelho
1 Cebola grande
2 Alhos
1 Folha de louro
Azeite
Salsa para enfeitar

Descascam-se as batatas e cozem-se durante cerca de10 minutos, cortam-se às rodelas e reservam-se. Depois das postas de bacalhau demolhadas no leite, coloca-se o leite ao lume, quando estiver a ferver, colocam-se as postas lá dentro e deixa-se ferver cerca de 3 a 4 minutos, depois rapidamente se põem num escorredor e passam-se por água fria corrente (para as lascas do bacalhau abrirem um pouco, este é um truque para soltar levemente as lascas do bacalhau). Num tabuleiro colocam-se as postas de bacalhau, à volta as batatas, põe-se o alho picado, o louro, a cebola às rodelas e o pimento vermelho às tiras e rega-se com bastante azeite. Vai ao forno até ficar tostadinho (Eu fiz em forno ventilado a 200º, cerca de 45 min.). Tira-se do forno e enfeita-se com salsa picadinha.

quarta-feira, 7 de Novembro de 2007

Boa Bôla


Este é o resultado de uma bôla que vi no blog Pratos e Companhia, só que pus fermento de padeiro, comprado na padaria, e só vos digo, a bôla foi vê-la crescer, que quase triplicou de tamanho, foi recheada com fiambre e fatias fininhas de bacon. No dia seguinte abri ao meio coloquei umas fatias de queijo flamengo, levei ao forno e acompanhei com um cházinho de roibos......que delícia.

Ingredientes:
3 chávenas de farinha
30 g de fermento de padeiro (levedura)
1 chávena de leite
1/2 chávena de azeite ou óleo
5 ovos
sal q.b.
Carnes fumadas a gosto (Chouriço, linguiça, paio, bacon, fiambre)

E voilá.......

terça-feira, 6 de Novembro de 2007

Massa gratinada com fiambre e cogumelos

Ingredientes:
Massa cozida
Cubinhos de fiambre
Cubinhos de queijo flamengo
1 lata de cogumelos escorridos
1 pacote de natas
1 pacote de molho bechamel
Queijo ralado aos fios

Coze-se a massa al dente, junta-se o fiambre, o queijo, os cogumelos, o pacote de natas, o pacote de molho bechamel, por cima o queijo ralado. Super simples e rápido. Vai ao forno ou ao microondas.

segunda-feira, 5 de Novembro de 2007

Tarte de alho francês com bacon

Ingredientes:
1 Placa de massa folhada
Alho francês Bacon
1 pacote de natas
1 pacote de molho bechamel
4 ovos
Queijo ralado (daquele aos fios)
Sal e pimenta q.b.

Forra-se a tarteira com a massa folhada, poê-se o alho francês às rodelas depois de escaldado, frita-se o bacon aos bocadinhos pequenos e junta-se, de seguida batem-se os ovos, juntam-se as natas, o molho bechamel, sal e pimenta, por cima poê-se uma boa camada de queijo ralado e vai ao forno cerca de 40 minutos a 200º. Sirva com uma boa salada.






sexta-feira, 2 de Novembro de 2007

“Miguinhas” Alentejanas

Ingredientes:
Pãozinho Alentejano é fundamental
2 alhos picados
1 colher de banha
Azeite q.b.
Água quente
Carne de porco (Eu fiz com uns secretos e umas plumas de porco preto)
Rodelas de chouriço

Primeiro fritam-se os alhos, duas ou três rodelas de chouriço para dar sabor, e um pouco de banha, se quiser pode fritar um pouco de entrecosto ou carne de porco (eu fiz com carne grelhada) depois junta-se o pão cortado às fatias pequenas, a água quente aos poucos e vai-se amassando com uma colher de pau, quando estiver desfeito, junta-se um pouco de azeite. Deixa-se tostar de um lado, e vira-se para o outro tipo omelete e deixa-se tomar cor. Grelha-se a carne e acompanha com rodelas de laranja .