terça-feira, 21 de Outubro de 2008

Açorda de espinafres com amêijoas

O que fazer com um bocado de pão duro?.....Açorda?....Hummmm….Adoro.

Resolvi fazer uma açorda diferente, e só vos digo que ficou uma delícia.

Ingredientes:
1 Cebola cortada fininha
Alho picado
Azeite q.b.
Espinafres (eu pus dos congelados)
Amêijoas a gosto
Sal e pimenta
Pão duro

Comecei por colocar azeite num tachinho de barro, cebola cortada fininha, alho picadinho e vai a fritar um pouco. Junta-se um pouco de água quente, os espinafres e as amêijoas, tempera-se com sal e pimenta. Depois junta-se o pão previamente demolhado. Vai-se mexendo bem para não pegar no tacho. No fim retirei as cascas das amêijoas para mexer melhor a açorda, mas acho que pode deixá-las ficar. Serviu para acompanhar uma carne de porco preto grelhada. E vou repeti-la com certeza pois ficou muito saborosa.

segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

Grande "Petit Gateau"


Depois de andar pelos blogs à procura de uma receita de bolo de chocolate que me agradasse, pois eu queria um bolo de chocolate bastante húmido, resolvi experimentar este, e que se revelou delicioso. Foi tirado deste blog, que tem receitas fantásticas.

Ingredientes:6 ovos
250 g de manteiga
250 g de açúcar
200 g chocolate
4 colheres de sopa de farinha com fermento

Derreter o chocolate com a manteiga (no microondas, em lume brando ou banho-maria).
Bater as claras em castelo. Bater bem as gemas com o açúcar e juntar à mistura de chocolate e manteiga. Adicionar a farinha peneirada e, por fim, as claras batidas em castelo. Untar uma forma com aro e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus 10 minutos, mais 10 minutos a 180 graus.Fica simplesmente delicioso.

segunda-feira, 6 de Outubro de 2008

Arroz de Pato



Pesquisando receitas daqui e dali, fiz um arroz de pato. Aqui vai a receita.

1 pato cozido num caldo de cebola picadinha, 1 alho picadinho, um ramo de salsa, grãos de pimenta, 4 cravinhos espetados numa cebola inteira, 1 cenoura, sal, ½ cubo de caldo de carne e 1 chouriço.
Coze-se o pato neste caldo. Depois de cozido retira-se a pele e os ossos e faz-se em lascas. Corta-se a cenoura às rodelas (esta da cenoura é boa), fica muito bem.

Num tacho frita-se o arroz (costumo pôr o dobro da água), junta-se a água e deixa-se praticamente cozer.

Num tabuleiro coloca-se metade do arroz, as lascas do pato e a cenoura. Cobre-se por cima com o restante arroz. Em cima do arroz põe-se as rodelas de chouriço e bacon. Vai ao forno até estar bem tostadinho.

Caril de Frango

Frango do campo (eu usei só os peitos e as coxas)
Azeite
Cebola
Alho, louro
2 colheres de sopa de calda de tomate
Leite de coco (1/2 lata)
1 pouco de raiz de gengibre ralado
1 colher de sopa bem cheia de caril
1 maçã reineta cortada aos cubos

Coloca-se o azeite ao lume com a cebola e o alho picadinhos, junta-se o louro. Adiciona-se o frango até corar um pouco. Junta-se o tomate, o gengibre, o caril e o leite de coco. No fim juntam-se os cubos de maçã que lhe vão dar um sabor um pouco doce muito bom. Povilha-se com coentrospicados.
Serve-se de preferência com arroz basmati, que é delicioso.

Bifes de Atum de Cebolada

2 bifes de atum
1 Cebola às rodelas
1 alho, 1 folha de louro
Azeite, sal e pimenta
Tomate maduro
Vinho branco q.b.

Colocar um pouco de azeite num tachinho, juntar um alho, louro, cebola às rodelas, tomate e vinho branco. Deixar apurar um pouco e juntar os lombos de atum até ficarem cozidos. No fim polvilhar com coentros picadinhos.Servir com batatas cozidas com a pele.