segunda-feira, 10 de Novembro de 2008

Tigelada à moda da serra

Ingredientes:
9 ovos
300g de açúcar amarelo
1 cálice de vinho do Porto
1 litro de leite
1 casca de limão
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de Mel caseiro (ou uma chávena de chá de mel de supermercado que é menos forte)
1 colher de sopa de farinha maizena

Confecção:
Batem-se os ovos com o açúcar. Juntam-se o vinho do Porto, a canela e o mel e continua-se a bater bem. Por fim adiciona-se o leite, a casca de limão e a farinha. Mistura-se bem e deita-se numa caçarola funda de barro que foi untada com azeite. Coze em forno forte até ficar bem dourada por cima.

Esta Tigelada é uma delicia e foi tirada daqui.

Lasanha

Faça um refogado com 1 cebola, 1 alho, azeite e louro. Junte cerca de 600 g de carne picada e deixe cozinhar. Junte 1 lata de calda de tomate, ou tomate picadinho, um pouco de salsa picada, sal e pimenta. Deixe apurar um pouco. No fim juntei uma lata de cogumelos e acho que ficou muito bem.
Disponha as placas de lasanha e vá colocando um pouco de molho bechamel (eu usei de pacote) um pouco de molho de carne picada e assim sucessivamente até acabar. No fim ponha queijo ralado por cima (eu pus emmental, daquele aos fios) e leve ao forno cerca de 1 hora.

Queijo Chévre gratinado

Uma fatia de queijo chévre
Orégãos
Azeite
Alho em pó

Coloca-se um pouco de orégãos, alho em pó e um fio de azeite. Vai ao forno até derreter um pouco. Só vos digo, fica uma delícia.
Não tenho a foto do queijo depois de sair do forno, todo derretidinho, porque me esqueci, e quando me lembrei já o queijo tinha desaparecido.