quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013

Rosbife com Abóbora e batata doce


Ingredientes 

900 g de alcatra de novilho
3,4 dentes de alho laminado
1 kg de abóbora
1 kg de batata doce
Sal , pimenta
Alecrim, tomilho
Azeite
1 folha de louro 

Preparação

Corte os dentes de alho em lâminas grossas, faça cortes na parte superior da alcatra e salgue-a bem com os dedos para o sal penetrar no interior. Não retire a gordura da carne, a gordura ajuda a que a carne não seque.

Ponha o alho laminado dentro dos cortes da carne. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite ligeiramente a carne de um lado e do outro.

Corte aos pedaços a abóbora e a batata doce. Não tire a pele da batata doce, tem muito sabor. Salteie os legumes ligeiramente numa frigideira com um fio de azeite.
 
Coloque num tabuleiro alecrim, tomilho e uma folha de louro. Coloque por cima a carne e à volta os legumes, cobrindo todos os ingredientes com mais ervas aromáticas. Tempere com pimenta e um fio de azeite.

Tape o tabuleiro com alumínio para não deixar secar a carne.Compre um termómetro para medir a temperatura interior da carne (Carne mal passada: de 45 a 49ºC; Carne média passada: de 50 a 55ºC; Carne bem passada: de 60ºC para cima).

Deixe a carne no forno durante 20 a 25 minutos a 180 graus e destape-a nos últimos 5 minutos. A carne mal passada fica mais suculenta.
 
Esta receita foi tirada do site o Ingrediente Secreto.
 
Eu acompanhei esta carne, com puré de batata doce e gengibre. (ver receita no meu blog)

Sem comentários: