sexta-feira, 4 de julho de 2008

Máquina de pão

Esta é a minha nova aquisição. Ainda ando em testes, mas não me parece nada mal.

Esta farinha é uma mistura que descobri no LIDL , têm 4 ou 5 espécies. Já está feita a mistura, é só misturar água e é bastante boa.

Queria fazer uns pães com as receitas que vêm no livro , mas não sei onde comprar a farinha, é alguma farinha especial? Onde se compra? Agradeço sugestões.

Este é o pão que fiz, que tal o aspecto? Nada mau.

É pão de cereais, bastante bom

Aqui tem mais receitas de pão e aqui, e aqui

11 comentários:

Manuela © disse...

Ainda não comprei uma, mas já está na minha wish list :)

Anónimo disse...

Caty, a farinha para fazer pão é fácil de encontrar. É a farinha mais grossa, aquela que não é especificamente para bolos. Normalmente aparece com o nome "nº65".

Beijoca *
Mariana

Simplesmente Maria disse...

Olá!
A máquina é igualzinha à minha e ontem fiz um pão igual;)!!
Há blogs com receitas muito boas mesmo!!! Ando sempre à procura!
Beijinhos e bons pães, bolos, pizzas, bôlas....
Maria

Natália Eleutério disse...

É uma delícia de pão e tb tenho máquina de pão mas desde que adquiri a bimby não quero outra coisa, ;)

Isabel de Miranda disse...

Eu tenho uma máquina de pão mas ainda está na caixa.Foi o meu pai que me ofereceu no Natal e eu ainda não consegui abrir o embrulho:( o teu pão está lindo.Beijinhos doces

saltapocinhas disse...

parece um computador!

também ando a pensar em comprar uma.
achas que resulta mesmo??

zana disse...

igual á minha!faço pão toda a semana.a farinha para fazer pão tanto pode ser a 65 ou a 55 mas´são sem fermentotenho duas receitas ou tr~es no meu blog que costumo fazer ,sõ as favoritas aqui de casa.beijinhos e bons pães.

virtual chef disse...

Olá Ticaty, obrigado pela sua visita ao meu blog e como resposta à sua pergunta aqui fica o que difere uma farinha Tipo 55 de uma farinha Tipo 65:
As farinhas de trigo para panificação e pastelaria são fabricadas a partir do trigo mole (Tricum aestivum). No decorrer do processo de moenda o trigo passa por várias fases de limpeza sendo-lhe de seguida retirado o gérmen. O tipo de farinha que se obtém é determinado pela fase seguinte de trituração e peneiração.
O tipo de farinha dependerá da maior ou menor extracção de farinha que se faça do trigo.
Num dos extremos está a farinha integral que utiliza todas as componentes de um grão de trigo, e que apresenta uma cor escura e no extremo oposto está a farinha T45 a qual utiliza apenas a endosperma, a qual se encontra no núcleo do trigo e é branca. Entre estes dois extremos encontram-se os outros tipos de farinha. Uma farinha T45 produz um pão com miolo muito branco enquanto uma farinha T110, tem muita casca e produz um pão escuro.
O tipo de farinha é medido pelo teste de cinzas. A farinha é levada a um forno a 900ºC. Uma farinha T45 deixa menos cinzas enquanto uma farinha T110 deixa mais cinzas. Assim se levar ao forno 100g de farinha toda a matéria orgânica é incenerada e nas cinzas apenas ficam os residuos minerais. Como a maior parte dos componentes minerais se encontram na casca do trigo pode concluir-se que se a percentagem de cinzas for maior, a farinha contem mais casca do trigo. No caso de uma farinha T55, a inceneração de 100g de farinha produz 0,55% de cinzas e no caso de uma farinha T65 obtém-se 0,65% de cinzas.
Normalmente os sacos de farinha dizem qual é o tipo de farina, T55 ou T65.
Beijo.

QqCoisa disse...

Já experimentei essa receita... fica muito muito bom!! Pão desse acabadinho de fazer... quentinho com manteiga... aiaiai é a minha desgraça!!!

Registe-se grátis e ganhe prémios no novo portal de blogs de culinária em www.paracozinhar.com

O blog... disse...

Também tenho uma máquina e tenho feito algum pão mas não muito.
Este tem um óptimo aspecto.
Parabéns pelo blog!

Sandra disse...

Ando mesmo tentada a comprar uma máquina destas!
Bjs