quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Creme de camarão

Cozem-se camarões, tira-se a cabeça e a casca e volta-se a colocar na água, para ferver mais um pouco.
Reservam-se os camarões descascados.
Coloca-se um pouco de azeite num tacho, picam-se duas ou três cebolas, dois dentes de alho e vai ao lume a refogar um pouco.
Depois de coado o caldo onde cozeram os camarões, junta-se e deixa-se ferver. Tritura-se tudo muito bem. Vai a ferver com um pouco de farinha maizena para engrossar um pouco. Cortam-se os camarões aos bocadinhos e juntam-se no creme. Na hora de servir, coloca-se um pouco de cebolinho ou coentros picadinhos, com cubinhos de pão torrado e serve-se.

Scones


Depois de procurar várias receitas de scones, resolvi fazer esta, que tirei do site da vaqueiro e que ficaram muito bons.

500 g de farinha
1 colher de sal de chá
1 colher de sopa de fermento em pó
5 colheres de sopa de açucar
40 g de vaqueiro
1 chávena de leite
1 ovo
Mistura-se a farinha, com o sal, o fermento e o açucar.
Derrete-se a vaqueiro, deixa-se arrefecer e junta-se o leite. Bate-se o ovo.
Depois dos ingredientes secos misturados, junta-se a vaqueiro com o leite, por fim o ovo. Mistura-se muito bem, e , se for necessário junta-se um pouco mais de farinha.
Fazem-se bolinhas e vai ao forno a 200º.


domingo, 14 de fevereiro de 2010

Bochechas de porco preto no forno


Bochechas de porco preto (para duas pessoas, fiz cerca de 600 gr). Temperam-se com sal, pimenta, alho laminado, 1 cebola picadinha, calda de pimentão a gosto, eu só pus 1 colher de café, 2 dl de vinho branco, 1 fio de azeite, e 1/2 colher de café de cominhos. Temperam-se, e, de preferência deixar durante umas horas a tomar gosto. Colocam-se no forno (eu pus no ventilado) a 150º durante 2,5h (cozinha lenta), as duas primeiras horas tapado com papel de alumínio, depois deixa-se destapado cerca de 1/2 hora. No caso de maior quantidade, deverá ficar mais tempo. Acompanhei com batata cozida, desfeita em puré, ao qual juntei algumas colheres do molho do assado e envolvi. Ficou espectacular, macias e suculentas. Esta receita foi inspirada no livro do Vitor Sobral, "Entre Tachos e Tabuleiros".


Aletria

100 gr de aletria
7,5 dl de leite quente
3 gemas
150 gr de açucar
1 casca de limão
canela para polvilhar

Primeiro coze-se a aletria em água, escorre-se, junta-se o leite a ferver com o açucar e a casca de limão e deixa-se cozer lentamente. Depois de cozida, juntam-se as gemas batidas com um pouco de leite frio para não engrumar. No fim coloca-se em taças e polvilha-se com canela.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Queijo camember gratinado com ervas

1 queijo camembert
um fio de azeite
oregãos a gosto
alho em pó q.b.

Vai ao microondas, na potência máxima cerca de 3 min, + ou - .
Foi um sucesso, e é muito simples de fazer.

Carré de Borrego grelhado

Temperar um carré de borrego com ervas para grelhados (da Margão), alho em pó, sumo de limão, um pouco de azeite, e deixar marinar durante uma hora (se não tiver tempo, pode temperar e grelhar logo). Fica uma delícia. Acompanhei com batata a murro (assadas no microondas, cerca de 1 minuto por batata), e espinafres salteados.
Simplesmente delicioso. Foi grelhado no meu famoso grelhador.