segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Peixe ao Sal com papelotes de legumes

Para o peixe ao sal
1 Robalo de Mar com 1,5 kg
3 kg de sal
4 claras batidas em castelo
Coentros ou outras ervas (facultativo)

Papelotes com legumes
1 ou 2 corguetes
1 beringela
1 cebola grande
2 alhos
2 ou 3 tomates
1 cenoura às tirinhas fininhas
Coentros e salsa picadinhos
Sal, e pimenta q.b.
Azeite q. b.

Peguei num robalo de mar (este já tinha sido congelado, pois quando o comprei apesar de muito fresco não houve oportunidade de o fazer) mas se não for congelado é melhor, bem fresquinho de preferência. Quando se compra diz-se que é para fazer ao sal, pois não se podem tirar as escamas, e a barriga tem que ser o mínimo aberta, tirando contudo todas as vísceras, mas as peixeiras sabem arranjá-lo bem. Eu coloquei uns ramos de coentros dentro da barriguinha para o aromatizar um pouco.
Depois das claras bem batidas em castelo, juntam-se os 3 pacotes de sal, faz-se uma pasta com as mãos. Coloca-se cerca de 1/3 para fazer a cama onde o exemplar se vai deitar, depois vai-se cobrindo com o restante sal, até estar completamente coberto de sal. Vai ao forno tradicional a 220º cerca de 45 minutos (não convém estar mais tempo para não secar). Quando o sal começar a ficar tostadinho é sinal que já está.
Depois pegue num martelo e com cuidado dê umas pancadas para partir o sal, pois fica muito duro. Com cuidado tire a pele que sai toda inteira, e por baixo tem uns belos nacos suculentos. A vantagem do peixe ao sal, é que conserva todos os sucos, para quem gosta muito de peixe este fica espectacular.
Aproveitando o forno, resolvi fazer uns papelotes com legumes, que também pus no tabuleiro.
Corte os corguetes, a beringela, a cebola, os alhos, os tomates, a cenoura tudo às rodelinhas fininhas, junte a salsa e os coentros, tempere com sal e pimenta, e junte o azeite. Faça uns papelotes com papel de alumínio, distribua os legumes, feche bem os papelotes para não sair o sumo e ponha no tabuleiro, junto com o peixe.

Ó pra ele todo tostadinho....., tenho pena de não ter tirado umas fotos mais representativas, mas as fotos foram tiradas com um telemóvel.

2 comentários:

anna disse...

Tenho muita curiosidade em saber como fica o sabor destes peixes, assim com tanto sal, mas não me atrevo...
Beijinhos.

Ti Caty disse...

Este peixe não fica absolutamente nada salgado, antes pelo contrário, parece incrível não é.....